sexta-feira, maio 16, 2008

Vila Real contra as Barreiras

NAERA alerta para as dificuldades das pessoas portadoras de deficiência

A Semana das Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com o tema “ajudar as pessoas com a tecnologia e acessibilidade” decorreu entre os dias 5 e 11 de Maio. O núcleo de alunos de Eng. de Reabilitação e Acessibilidades Humanas (NAERA) levou a cabo diversas actividades com o intuito de “sensibilizar” as pessoas não portadoras de deficiência para os problemas num “país pouco desenvolvido na área da reabilitação”. “Este é o primeiro evento organizado pelo núcleo do nosso curso, mas queremos fazer mais a favor da sensibilização das pessoas”, explicou David Fonseca, presidente do NAERA. Com uma exposição no centro comercial Dolce Vita de Vila Real, os alunos do recém-criado curso de engenharia da UTAD alertaram os visitantes para questões como a “mobilidade em cadeira de rodas ou sem recurso à visão” e ainda para a “necessidade de adaptação de brinquedos”, para as crianças portadoras de deficiência.

A iniciativa do NAERA abrangeu ainda o desporto “pois é uma das melhores formas de superar obstáculos”, referiu David Fonseca. A modalidade escolhida foi o basquetebol adaptado, com a equipa da APD Paredes a mostrar as suas habilidades na cidade vila-realense. A equipa a competir a nível nacional é orientada por Ana Lúcia, aluna da Licenciatura em Ciências do Desporto na academia transmontana. “Estas incitativas são muito importantes para a sensibilização, pois as dificuldades existem e é preciso alertar as mesmas”, referiu a treinadora. Quanto à modalidade, Ana Lúcia diz que é “ainda pouco conhecida”. “Apesar de haver competição a nível nacional, dividida em duas zonas, norte e sul, ainda é pouco conhecido o basquetebol em cadeira de rodas. Este tipo de iniciativas também são boas para a divulgação desta actividade.”

No final de uma semana dedicada à “sensibilização para a reabilitação”, David Fosenca fala com surpresa quanto ao número de visitantes. “Foram muitas as pessoas que passaram pelo Dolce Vita, não esperávamos tanta participação e tanto interesse por parte visitantes.” Para o responsável pelo NAERA este foi mais um passo para a “mudança necessária”. “É preciso organizar mais iniciativas como esta, para mostrar o que é preciso mudar e lutar contra as barreiras existentes em Portugal.”

Para o NAERA da UTAD, para Frederico Correia e para todas as pessoas portadoras de deficiência, segue daqui o meu abraço apertado.*