terça-feira, agosto 31, 2004

A Chacina dos Coelhos Anões Albinos

Os coelhos anões albinos são uma espécie rara com habitat natural na Ilha de Faro, em Portugal, sendo únicos no mundo. Durante séculos o símbolo da ilha, imortalizados em moedas que datam do Império Romano(1), ao lado de figuras romanas ilustres, encontram-se agora em em vias de extinção dada a caça, ILEGAL, vitimas da infinita ambição humana (desumana?). Estes caçadores SEM ESCRUPULOS vão para a ilha caçar de barco ou a nado, à noite, para estrairem depois dos coelhos mortos o pelo com que são feitos (enchidos) edredões cuja venda é proibida pelas leis da UE. Estas vendas não se processam nas lojas mas á semelhança com o que acontece com o negócio dos tupperwares (por senhoras da chamada alta sociedade, que apesar da sua pretensa educação não se inibem de colocar em risco esta especíe (sim, e afinal quem se não elas tem tambem os casacos de peles?) umas senhoras que dão uns chás, às escondidas, e entre elas compram e vendem os edredões ilegais desejados por serem ao que consta ainda mais quentinhos que os de penas! Os edredões de pelo de coelho anão albino atingem, obvia/, balúrdios, sendo alguns deles apenas vendidos após aceso leilão. Trata-se pois de uma rede de caça, venda de pelo, fabrico de edredons e venda e leilões que se assemelha a uma sociedade secreta que se mantém à custa da vida destes pobres animais que (ingénuos?) nem fogem dos humanos, sendo muito faceis de matar. Nem a rápida reprodução dos coelhos consegue contraabalançar o rápido declínio desta espécie.

Pensei muito antes de falar nisto aqui mas se os blogues servem para alguma coisa é para dar-mos a cara pelas coisas nas quais acreditamos e que merecem que lutemos por elas....

Quem sentir compaixão por este pobres animais pode visitá-los no Jardim Zoológico onde é mantida uma pequena comunidade, protegida das pessoas de má fé.



(1) O coelho anão albino foi, inclusivé, o símbolo do Senado durante um curto espaço de tempo devido à ligação entre este orgão político e ao simbolismo associado aos rituais politeístas romanos.

3 comentários:

Tania disse...

A chacina de qq animal deveria ser considerado um crime com pena severa. As multas não impedem a morte e venda destes animais.. quando consultam o valor de mercado que existe neles.

Escape disse...

Excelente foto...!!! ;)
:)

cat-me disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.